“Rosário das Crianças” em todo o mundo

“Rosário das Crianças” em todo o mundo

DETROIT (ChurchMilitant.com) – Um grupo de oração internacional está em alta, e seus membros são apenas crianças.

Chamado simplesmente de “Rosário das Crianças“, o movimento tem cerca de 6 anos e é um grupo que se encontra para rezar o Rosário mensalmente, semanalmente ou até mesmo diariamente.

Uma das organizadoras do Rosário das Crianças, Blythe Kaufman, compartilhou conosco as origens desta iniciativa: “O Rosário das Crianças começou na Paróquia de São Tomé Apóstolo em West Hartford, Connecticut, em 10 de abril de 2011”.

Depois de pouco mais de seis aos, já se espalhou internacionalmente – para escolas, paróquias e orfanatos em 27 países e em seis continentes.

O site da iniciativa de oração tem um mapa do mundo. Quando um dos grupos reza o Rosário, uma pequena luz azul aparece no mapa sobre o local. As luzes amarelas indicam quando os membros rezam o Rosário individualmente nas intenções do movimento.

Por exemplo, no momento que artigo estava sendo escrito, havia uma luz azul para um grupo na Tanzânia e uma luz amarela para uma pessoa  nas Filipinas.

Perguntamos a Kaufman sobre a faixa etária das crianças que participam do movimento. Ela respondeu:

 “A faixa etária geral de idade é de 4 a 14 anos, mas as crianças que têm interesse em participar nunca devem ser afastadas mesmo que sejam mais jovens ou mais velhas. Destacam-se as crianças com deficiência que podem ser mais velhas, mas têm um importante lugar no Rosário das Crianças”.

Kaufman nos mencionou que um grupo do Rosário das Crianças iniciou recentemente em uma Paróquia na Rússia. O grupo russo conseguiu até um sacerdote para liderar, o que não é comum para a organização internacional.

Os organizadores da iniciativa recomendam a incorporação de pequenos gestos de oração e rituais nas reuniões do Rosário das Crianças. Por exemplo, alguns grupos de Rosário acendem velas de oração ou colocam um buquê de rosas diante de uma imagem de Nossa Senhora.

Além do site, o Rosário das Crianças também possui um blog . Recentemente, o blog anunciou uma novena de Natal para o Infante de Praga.

Kaufman também nos escreveu sobre a necessidade de incentivar as crianças a rezar o Rosário. Ela disse:

Para aqueles que se sentem atraídos por começar um Rosário de Crianças, gostaria de encorajá-los. Vimos jovens iniciarem grupos, avós, pais e indivíduos solteiros. As crianças são a nossa futura Igreja. É muito importante que apoiem a vida de oração das crianças. Um grupo de oração em uma paróquia ou escola oferece um lugar para as crianças orarem com outras crianças – algo que é muito necessário hoje! 

Kaufman observou que o site do Rosário das crianças também possui versões em espanhol e francês.

Nota do tradutor: Além de incentivar nossas crianças a rezar o rosário todos os dias, devemos nós também incentivá-las a se Consagrar à Santíssima Virgem pelo método de São Luis Maria Grignion de Montfort. Caso você não conheça, saiba que exista uma edição especial do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem para crianças.

Tradução e adaptação: Equipe Padre Rodrigo Maria.